Páginas

quinta-feira, 23 de abril de 2009

CURSO PROFISSIONALIZANTE

Alunos da Escola André Freire e jovens do bairro da Colônia do Piaguí, entre 14 e 17 anos, estão participando do Projeto Jovem Aprendiz, que reúne teoria e prática em benefício do homem do campo, propiciando-lhes profissionalização do seu trabalho diário. As aulas acontecem todas as manhãs na Escola André Freire e conta com o apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Guaratinguetá, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria da Educação e Cultura, Sindicato Rural e Governo do Estado de São Paulo. Ao final do curso, os participantes receberão certificados e, os três melhores alunos já têm emprego garantido na fazenda de um grande produtor rural local, que busca mão-de-obra qualificada. Ações como esta estimulam e valorizam os jovens da comunidade, que terão oportunidade de trabalho sem ter que sair do campo.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

POR ONDE ANDA A ZEBRINHA PREOCUPADA?

O Projeto de Leitura "A Zebrinha Preocupada" do 1º bimestre, das Professoras de 2º ano Edna Sampaio, Gislane Alves e Josiane Faria, despertou nos alunos a curiosidade de saber mais sobre as zebras.
Para enriquecer o projeto, as professoras elegeram o filme "Rei Leão" o mais adequado, por retratar bem a vida no habitat natural da zebrinha da nossa história - a savana africana, termo já contextualizado anteriormente e utilizado pelos alunos ao se referirem ao local onde vivem as zebras.
Ao assistir ao filme, os alunos puderam constatar que, além da "zebrinha" a savana africana é habitat natural de muitos outros animais, conforme anteriormente explicado e trabalhado pelas professoras.
Além de trabalhar conceitos, o projeto permitiu abordar a questão das diferenças, levando os alunos a perceber que, até mesmo entre os animais existem diferenças, e que estas devem ser respeitadas.


quinta-feira, 2 de abril de 2009

PROJETO INTERDISCIPLINAR "GUARATINGUETÁ: LOCAL DE ENCONTRO"

Uma palestra descontraída e animada, com muitos "causos" e histórias do Vale do Paraíba, marcou a abertura do Projeto interdisciplinar, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, "Guaratinguetá: local de encontro", no dia 31 de março, na Escola André Freire.
Realizada por Agostinho Doceiro, famoso por sua culinária e conhecimento histórico da região, a palestra serviu de motivação para os trabalhos que serão desenvolvidos por todos os professores e alunos desta etapa de ensino.
Enquanto conversava, Agostinho preparava no pilão uma deliciosa paçoca, com a ajuda dos alunos, que puderam saboreá-la, juntamente com vários outros tipos de doces caseiros.