Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

AULA SOBRE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS – PROFESSORA MARIA LÚCIA BASSANELLI

HTPC ESPECIAL - INCLUSÃO

No dia 11/04 realizamos um HTPC especial para discutimos sobre Inclusão, a professora especialista Márcia Averaldo esteve presente para podermos tirar as principais dúvidas dos professores. Infelizmente os professores nem ao menos sabiam que eram estes alunos e sinto que eles têm bastantes dificuldades para adaptar o currículo. O que avaliar? Como fazê-los participar das aulas? Eles precisam de reforço? Vão conseguir, algum dia se igualar aos outros alunos ditos “normais”? Estas são algumas dúvidas presentes, além do medo que eles têm de fracassar. Concluímos que somos pioneiros neste projeto e que devemos fazer o nosso melhor, pois as nossas crianças merecem.

COMEMORAÇÃO DO DIA DA ÁGUA

No dia 30/03 aconteceu um evento em comemoração ao dia da Água, com a presença dos convidados Tainá Maira Monteiro da silva, representando o Programa Semente do Amanhã, o senhor Leesander Alves da Cruz, representando a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, o senhor Paulo Valladares Soares, representando o Projeto “Corredor Ecológico” e o senhor André Luis de Paula Marques, representando a Companhia de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá – SAEG, que fizeram parte da comissão julgadora do Concurso Cultural de Desenhos para compor o calendário da escola “Importância das Águas”.


Nesta oportunidade, os alunos da professora Leila Paiva do 2º ano C, apresentou a música “A água é vida”.
Após a divulgação dos nomes dos alunos vencedores do concurso de desenho, a aluna Raquel de Jesus Hasman, do 5º ano L, da professora Olga, leu a carta de compromisso na qual, os alunos, professores, direção e funcionários da E.M.E.I.E.F “ Prof. André Freire”, nos comprometemos a cuidar, preservar e mudar atitudes para preservação do Meio Ambiente.
 




quinta-feira, 16 de junho de 2011

COMEMORAÇÃO DE PÁSCOA DO PROJETO “CUIDAR E EDUCAR”

COMEMORAÇÃO AO DIA DA PÁSCOA

Com relação à Páscoa, todos os professores capricharam nas lembrancinhas para seus alunos. Uma mais linda que a outra, os alunos adoraram!


AULAS DA SALA DE RECURSO

A professora especialista Márcia Averaldo, da sala de recurso, apresentou seu Plano Semestral de Atividade Educacional e eu repassarei aos professores o que deve ser trabalhado com os alunos com deficiência intelectual. Como os professores não sabiam quem eram estes alunos, achamos por bem promover um HTPC especial sobre a inclusão e para discutirmos e atendê-los na questão de como fazer uma adaptação curricular. Foi um ótimo espaço para reflexão.

Dia do Índio


No dia 19 de abril, os 1º anos realizaram uma aula diferente em comemoração ao Dia do Índio, houve aula expositiva em sala de aula com cartazes e gravuras, depois as professoras cozinharam e fritaram mandioca para as crianças, explicando que a mandioca é um dos alimentos mais utilizados pelos índios; por último confeccionaram um lindo colar com as crianças.




HORA DA LEITURA


 Houve integração do trabalho da professora Silvia, da Oficina Hora da Leitura do Projeto Integrado Cuidar e Educar com as professoras dos 1º anos. Os alunos se reuniram na sala do projeto e a professora fez a roda da leitura com a história: “O Coelho Cambalhota”, onde os alunos deveriam dar um final para a história. Após esse trabalho, as crianças desenharam o final que cada um escolheu. Os trabalhos ficaram lindos!

COMEMORAÇÃO AO DIA DA PÁSCOA E ANIVERSARIANTES

No dia 18/04 realizamos um HTPC festivo reunindo todos os professores e funcionários da escola para comemorar a Páscoa e os aniversariantes dos primeiros quatro meses do ano. Contamos com a presença da representante da SMEC, Gilsenéa Pacetti. Uma oportunidade de confraternizar e fortalecer os laços afetivos, no relacionamento interpessoal de todos os educadores.